terça-feira, 8 de maio de 2018

Ml 04

Malaquias – Capítulo 4
 .. [3Tr/p.28 ; 4DDg/1-outra linkagem]


Ml 03

Malaquias – Capítulo 3

...

1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante dmim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a  quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. .. [3Dg/p1 ; 3Tr/p.28 ; Do Escopo]
2 Mas
quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer?   [Mt24.44; Lc12.40 ; Salário/2] Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. .. [16º Peitoral ; 5PTL/p.62 ; 3Dg/p1 ; 2Dg/p.11 ; 3Tr/p.28]
3
Assentar-se-á [Zc 6.13] como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos dLevi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas. .. [16º Peitoral ; 5PTL/p.62 ; 3Dg/p1 ; 2Dg/p.11 ; 3Tr/p.28 ; 2Tr/p.40]
4
Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como primeiros anos. .. [3Tr/p.28]
5
Chegar-me-ei a vós outros para Juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR  dos Exércitos. [3Tr/p.28]
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.

17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR  dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

Ml 02

Malaquias – Capítulo 2

1 Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.
2 Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.
3 Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados.
4 Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome.
6 A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos.
7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos.
8 Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
9 Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.
10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?
11 Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.
12 O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao SENHOR dos Exércitos.
13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.
14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
15 Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
17 EnfadaisSENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo? .. [3DDg/1]

Ml 01

Malaquias – Capítulo 1

1 Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.
2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? – disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó,
3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto.
4 Se Edom diz: Fomos destruídos, porém tornaremos a edificar as ruínas, então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra-De-Perversidade e Povo-Contra-Quem-O-SENHOR-Está-Irado-Para-Sempre.
5 Os vossos olhos o verão, e vós direis: Grande é o SENHOR também fora dos limites de Israel.

...

8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governadoracaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.
Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graçamas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa – diz o SENHOR dos Exércitos.
12 Mas vós o profanais, quando dizeisA mesa do SENHOR é imunda, o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível.
13 E dizeis ainda: Que canseira!  E me desprezais, diz o SENHOR dos Exércitosvós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a ofertaAceitaria eu isso da vossa mão? — diz o  SENHOR.
...
14 Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações.

vs. 6-13 .. [9ª PTLuz/4]

Zc 14

Zacarías – Capítulo 14

...

1 Eis que vem o Dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade.
3 Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha.
5 Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHORMeu Deus, e todos osantos, com ele. .. [1PTL/p.44 ; 6PTL/p.11,23 ; 5Dg/p.25 ; 10º Peitoral]
6 Acontecerá, naquele dia, que não haverá luz, mas frio e gelo. .. [2PTL/p.8]
7 Mas será um dia singular conhecido do SENHOR; não será nem dia nem noite, mas haverá luz à tarde. .. [2PTL/p.8]
9 O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome.
10 Toda a terra se tornará como a planície de Geba a Rimom, ao sul de Jerusalém; esta será exaltada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei.
11 Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura.
12 Esta será a praga com que SENHOR ferirá a todos os povos quguerrearem contrJerusalém: a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca. .. [2Tr/p.8]
13 Naquele dia, também haverá da parte do SENHOR grande confusão entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo. .. [HN/p.3]
15 Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos, dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.

...

v.20,21 .. [5TD/p.27]
v.16-21 .. [4DDg/p.42]