terça-feira, 8 de maio de 2018

Ml 03

Malaquias – Capítulo 3

...

1 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante dmim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a  quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. .. [3Dg/p1 ; 3Tr/p.28 ; Do Escopo]
2 Mas
quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer?   [Mt24.44; Lc12.40 ; Salário/2] Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. .. [16º Peitoral ; 5PTL/p.62 ; 3Dg/p1 ; 2Dg/p.11 ; 3Tr/p.28]
3
Assentar-se-á [Zc 6.13] como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos dLevi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas. .. [16º Peitoral ; 5PTL/p.62 ; 3Dg/p1 ; 2Dg/p.11 ; 3Tr/p.28 ; 2Tr/p.40]
4
Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como primeiros anos. .. [3Tr/p.28]
5
Chegar-me-ei a vós outros para Juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR  dos Exércitos. [3Tr/p.28]
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.

17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR  dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

Um comentário: