sábado, 5 de maio de 2018

Sl 69

Salmos – Capítulo 69

[Ao mestre de canto. Segundo a melodia “Os lírios”. De Davi]

1 Salva-me, ó Deusporque as águas me sobem até à alma.
2 Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águase a  corrente me submerge.
6 Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em tió SENHOR, Deus dos Exércitos[As. Isaías, 10.6] .. nem por minha causa sofram vexame os que te buscamó Deus de Israel. ... [‘... não cubras de opróbrio ...’ Jr 14.21]
7 Pois tenho suportado afrontas por amor de tie o rosto se me encobre de vexame.
8 Tornei-me estranho a meus irmãos e desconhecido aos filhos de minha mãe. 
Pois o zelo da tua casa me consumiu[Jo 2.17] .. e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.
10 Chorei, em jejum está a minha almae isso mesmo se me tornou em afrontas.
11 Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles.
12 Tagarelam sobre mim os que à porta se assentame sou motivo para cantigas de beberrões.

v.1-12 .. [1ºLiz/F]
...

13 Quanto a mim, porém, SENHORfaço a tiem tempo favorávelminha oraçãoResponde-me, ó Deuspela riqueza da tua graçapela tua fidelidade em socorrer,
15 Não me arraste a corrente das águasnem me trague a voragemnem se feche sobre mim a boca do poço.
16 Responde-meSENHORpois compassiva é a tua graçavolta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias.
17 Não escondas o rosto ao teu servopois estou atribuladoresponde-me depressa.
18 Aproxima-te de minha alma e redime-aresgata-me por causa dos meus inimigos.
19 Tu conheces a minha afrontaminha vergonha e o meu vexametodos os meus adversários estão à tua vista.
20 opróbrio partiu-me coraçãodesfaleciesperei por piedademas debaldepor  consoladoresnão os achei.
22 Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laçoe a prosperidadeem armadilha.
24 Derrama sobre eles a tua indignação, e que o ardor da tua ira os alcance.
25 Fique deserta a sua morada, e não haja quem habite as suas tendas.
26 Pois perseguem a quem tu feriste e acrescentam dores àquele a quem golpeaste.
27 Soma-lhes iniqüidade à iniqüidade, e não gozem da tua absolvição.
28 Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registro com os justos.
29 Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgio.
30 Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.
31 Será isso muito mais agradável ao SENHOR do que um boi ou um novilho com chifres e unhas.
32 Vejam isso os aflitos e se alegrem; quanto a vós outros que buscais a Deus, que o vosso coração reviva.
33 Porque o SENHOR responde aos necessitados e não despreza os seus prisioneiros.
34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.
35 Porque Deus salvará Sião e edificará as cidades de Judá, e ali habitarão e hão de possuí-la.
36 Também a descendência dos seus servos a herdará, e os que lhe amam o nome nela habitarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário