quinta-feira, 10 de maio de 2018

Lc 01

Lucas – Capítulo 1

*

1 Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,
2 conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,
3 igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,
4 para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.

*

5 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte,
9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.
15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.
17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.
20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.
21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. [Proto-Evang. Tiago, Cp. X]

...

23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.

[nt. v. 7 : Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias., à imagem de Sara e Abraão

*

I - vede o comentário em Nt.: vs. 18-21,  qual Mateus, em 1.18, firma seu evang. a partir do anúncio do Anjo à Virgem Maria contido no Proto-Ev. Tiago e suprime toda info descrita a respeito da à confecção do véu do Templo confiado à Virgem Maria pelos sacerdotes [Proto-Ev. Tiago , Cap. X] que foi posteriormente rasgado : Mt 27.51 ; Mc 15.38 ; Lc 23.45 .. pelo desrespeito à vida concedida em Cristo a partir daquela que era a Virgem 'escolhida' por Deus pelos pecados do povo, fato qual os sacerdotes [Caifás : Jo 11.49-52] eram cônscios e escolheram sacrificá-lo; vede que por esse fato e o envio dos emissário à longa distância : ~150 km do Templo Jerusalém à Gruta, encorajaram e concederam ocasião à viagem  - o 'apressadamente'.


II - da mesma forma, Lucas inicia seu evang. [1.5-22] a partir do anúncio do Anjo a respeito da gravidez de Isabel a Zacarias [que o deixou mudo] contido no Proto-Ev. Tiago , Cap. X , descreve o da Virgem Maria [23-37] e suprime toda info descrita a respeito do véu do Templo confiado à Virgem Maria pelos sacerdotes, à confecção [no mesmo Cap. X], rasgado [Mt 27.51 ; Mc 15.38 ; Lc 23.45], pelo mesmo fato do assassinato de Zacarias a mando de Caifás, anterior ao de João Batista, ao de Cristo [vede que foi uma Tripla sequência comandada pelas trevas, entre sacerdotes e reis].

*

26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José [Mt 1.18]; a virgem chamava-se Maria.
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. [Proto. Evang. Tiago, Cp. XI]
29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.
37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Espelho de Mt 1.18-25
Nt. : vs. 26,36 dizem 'sexto mês', que se referem ao sexto mês de gravidez de Isabel. no. v. 36, ambas, Isabel e Maria [Virgem], foram 'fecundadas' [à imagem de Sara] pelo Espírito Santo [vs. 13 , 35] ; a palavra 'igualmente', refere-se ao milagre da Concepção Espiritual na Virgem Maria, assim como fizera em Isabel no anúncio a Zacarias : vs. 13-17 

Nt. : vs. 28 é claro : E, entrando o anjo aonde ela estava, disse .. o anjo entra aonde a Virgem Maria estava, provavelmente na gruta em que residia, lugar da atual Basílica da Anunciação .. e lugar em que deveria ter falado a José sobre o fato [a visita e anúncio do anjo], mas que, conf. o Proto-Evangelho de Tiago, cap. IX-XI descrevehavia viajado a trabalho c/ seus 2 filhos mais velhos, e ao retornar, 6 meses após, encontrou-a grávida, não creu na história, e com ela discutiu [por ter pensado em traição], porque estranhou e duvidou do Milagre, recebendo-o em sonho [Mt 1.18-25] : Proto Evang. Tiago, Cp. XII/XIII descreve o fato ..

Nt. : vs. 28-30 : 'Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. .. Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.' .. Assim disse o Anjo, pelo 'peso' do esquecimento [Hb 11.15] das passagens Espírito/Carne [vice-versa, encarnar/desencarnar], na materialização da imagem em ambos os meios à manifestação da natureza espiritual : Seu Âmago. Nele, reside o princípio do movimento das reflexões espirituais no Milagre da Geração da Consciência do Espírito, Seu Orto no Seu reconhecimento em Luz sem par [1Tm 6.16], qual manifesta no Big Bang, nos 14/13 Parsec's, imagem da Porta Estreita [Mt 7.13,14] da Virgem Maria, a própria Luz do Gênesis, encarnada, que perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação, pela mudança de 'estado' [Hb 11.13-16].  

...

39 Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,
40 entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!
43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?
44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.
45 Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.

...

Nt. vs. 39 : 'Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,' .. A Virgem Maria foi, de Nazaré a Ein Kerem, aonde Isabel vivia com Zacarias. Ein Kerem (em árabe: عين كارم, em hebraico: עין כרם) é um bairro em Jerusalém Ocidental, atual Israel. É o local onde João Batista nasceu e passava a sua infância - O Proto-Evang. Tiago, Cp. XII/XIII descreve  que assim ocorreu pela Virgem Maria, ainda menina [15 anos], estar grávida do Espírito Santo, e, sem saber o que fazer, escondia-se das pessoas - e assim foi 'apressadamente' à casa de Zacarias e Isabel.

...

Fonte 1

A distância entre as aldeias de Nazaré e Ein Karem é de aproximadamente 150 quilômetros. Ein Karem fica a 754 metros acima do nível do mar, enquanto Nazaré está a 346 metros. Isso significa que Maria teve que subir morro acima!

Além da dificuldade física, é provável que o caminho de terra que cruzava a região montanhosa tenha sido um local popular para os bandidos, que surpreenderiam os viajantes desavisados. Por isso, também é provável que não estivesse sozinha. Embora o Evangelho apenas mencione Maria neste trajeto, faria  sentido crer que José tenha garantido a segurança de sua noiva, ou até, que tenha providenciado a viagem, procurando uma caravana em que a Santíssima Virgem pudesse viajar em segurança (…) ... porém, conf. o Proto-Evangelho de Tiago, cap. IX-XI descreve, José havia viajado a trabalho c/ seus 2 filhos mais velhos ... e, pela Virgem Maria, ainda menina [15 anos], estar grávida do Espírito Santo, e, sem saber o que fazer, escondia-se das pessoas - assim foi 'apressadamente' à casa de Zacarias e Isabel, lá ficou por 3 meses, e ao retornar, também José retornou 3 meses após, e encontrando-a grávida, não creu na história, e com ela discutiu [por ter pensado em traição], mas .. Com isso em mente, não é nenhuma surpresa o fato de Maria ter tido “pressa” para visitar Isabel. Ela realmente esperava os fatos que lhe poderiam ocorrer, tanto com José quanto com que sua caravana não fosse atacada por aqueles que espreitavam nas sombras e nas cavernas das montanhas. [Fonte 1 - reflexões anexas com parte do texto Aleteia].

...

Outra versão

Trajeto de estrada, na época da Palestina de Maria. O trajeto seria saída de Nazaré indo até a planície em que corre o Rio Jordão (evitando a estrada da montanha pela Samaria, onde viviam os samaritanos e os judeus não transitavam nesta estrada para não se tornarem impuros) seguindo pelo vale do Rio Jordão até Jericó (hoje capital da Palestina). Seguindo pela antiga estrada Romana pelo deserto de Judá até Jerusalém, e de Jerusalém mais 6 Km até as montanhas de Judeia (a oeste de Jerusalém) onde estava localizado Ain Karin. Totalizando um trajeto = 153 Km.

Nota: Este trajeto nos dias atuais é impraticável pois existe o muro de separação na periferia de Jerusalém, bloqueando está antiga estrada. Hoje este percurso vai pelas Rodovias que cortam o centro de israel.

Resumo: Nazaré 0 Km– Citópolis – Jericó – Jerusalém – Ain Karin 153 Km

...

Nt: .. [Esta reflexão reside no sonho de José : Mt 1.18,19] ..

*


*.

56 Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa. [Nt.3 : Mt 1]
57 A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.
58 Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo.
59 Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
60 De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João.
61 Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome.
62 E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem.
63 Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram.
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas estas coisas.
66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.

...

67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo,profetizoudizendo :
69 e nos suscitou Plena e poderosa salvação na casa de Daviseu servo,
70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus Santos Profetas,
71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam;
72 para usar de
misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança
73 e do
Juramento que fez a Abraãonosso pai,
74 de
conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor,
75 em
Santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.

...

Um comentário:

  1. Nts atualizadas e registradas entre maio/junho 21023
    .. https://henriel63book4eyes.blogspot.com/2023/01/2023.html

    ResponderExcluir