segunda-feira, 23 de abril de 2018

Gn 1

Gênesis – Capítulo 1

...

No princípiocriou Deus os céus e a terra. .. [NH/Luz Perfeita]
Disse DeusHaja luzhouve luz. .. [2Or.02/Rv]
E viu Deus que a luz era boafez separação entre a luz e as trevas. .. [2Or07/Rv]
Chamou Deus à luz Dia e às trevas, NoiteHouve tarde e manhã, o primeiro dia.

v.1-5 .. [1DDg/3 ; 2Or/6rv]
...

E disse DeusHaja firmamento no meio das águas separação entre águas e águas.
13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.

v.9-13 .. [3DDg/3]
...

19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.

v.14-19 .. [4DDg/3]
...

23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.

v.20-23 .. [5DDg/3]
...

24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagemconforme a nossa semelhança; ..  [Prumo 37]..  tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
28 Deus os abençoou e lhes disseSede fecundosmultiplicai-vosenchei a terra e sujeitai-a;  [Prumo 40dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. .. [3Tr/p.16]
31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bomHouve tarde e manhã, o sexto dia.

2 comentários: