Hebreus – Capítulo 7
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1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis,
e o abençoou,
2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça,
depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente.
vs. 1-3 .. [Nuvens]
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vs. 1-3 .. [Nuvens]
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4 Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o
patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
5 Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio
têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja,
dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão;
6 entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre
eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é
abençoado pelo superior.
8 Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos,
porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos,
pagou-os na pessoa de Abraão.
10 Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando
Melquisedeque saiu ao encontro deste.
11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o
sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade
haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de
Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há
também mudança de lei.
13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a
outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo
à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes.
15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança
de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas
segundo o poder de vida indissolúvel.
17 Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre,
segundo a ordem de Melquisedeque.
18 Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança,
por causa de sua fraqueza e inutilidade
19 (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro
lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.
20 E, visto que não é sem prestar juramento (porque aqueles,
sem juramento, são feitos sacerdotes,
21 mas mas este, com juramento, por aquele que lhe disse:
O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre);
O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre);
22 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior
aliança.
23 Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número,
porque são impedidos pela morte de continuar;
24 este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu
sacerdócio imutável.
25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se
chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este,
santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que
os céus,
27 que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de
oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados,
depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se
ofereceu.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos
à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o
Filho, perfeito para sempre.
versículos 1-3 atualizados em 17/04/2020
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